O ESPIRITISMO » Obras Básicas


O LIVRO DOS ESPÍRITOS

A primeira das obras básicas da doutrina espírita, publicada por Kardec em 1957. Reúne os ensinos dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do Mundo.
É marco inicial de uma Doutrina que trouxe uma profunda repercussão no pensamento e na visão de vida de considerável parcela da Humanidade.
Estruturado em quatro partes, contém 1.019 perguntas formuladas pelo Codificador. Sob os aspectos científico, filosófico e religioso, o Livro dos Espíritos aborda os seguintes ensinamentos espíritas:
• Deus
• A imortalidade da alma
• A natureza dos Espíritos
• As relações com os homens
• As leis morais
• A vida presente
• A vida futura e o porvir da Humanidade.

Clique aqui e faça o download.

 

O LIVRO DOS MÉDIUNS

Publicado em 1861, reúne “o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo”.
Apresenta ainda, na parte final, precioso vocabulário básico espírita. Sendo os homens parte integrante do intercâmbio entre os planos material e espiritual, o melhor é que conheçamos, e bem, os mecanismos desse relacionamento.
“O Livro dos Médiuns” é o manual mais seguro para a comunicação com o Mundo Espiritual.

Clique aqui e faça o download.

 

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

O terceiro livro do corpo doutrinário do Espiritismo, lançado em 1864.
É o ensino moral do Cristo, desenvolvido pelos Espíritos de Luz em comunicações mediúnicas recolhidas, organizadas, comentadas e trazidas a público pelo Codificador Allan Kardec.
Uma leitura que traz a luz e a moral do Mestre Jesus para a Humanidade sofredora, dada há 2 mil anos e sempre atual, em seu caráter educativo, motivador e consolador.

Clique aqui e faça o download.

 

O CÉU E O INFERNO
Obra de 1865, explica a Justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita, demonstrando a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Mundo Espiritual.
Divide-se em duas partes:
Mostra fatos como a morte de crianças, seres nascidos com deformações, acidentes coletivos e uma gama de problemas que só a imortalidade da alma e a reencarnação explicam satisfatoriamente. Kardec procura elucidar temas como: anjos, céu, demônios, inferno, penas eternas, purgatório, temor da morte, a proibição mosaica sobre a evocação dos mortos, etc.
A segunda parte, resultante de um trabalho prático, reúne exemplos da situação da alma durante e após a desencarnação. São depoimentos de criminosos arrependidos, de espíritos endurecidos, de espíritos felizes, medianos, sofredores, suicidas e em expiação terrestre.

Clique aqui e faça o download.

 

A GÊNESE
Lançada em 1868, completa as 5 obras básicas. Aborda de forma lógica, racional e reveladora grandes temas de interesse universal. Divide-se em três partes:
• A origem do planeta Terra.
• A questão dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho.
• As predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova, que marcará um novo tempo no Mundo com a prática da justiça, da paz e da fraternidade.

Clique aqui e faça o download.

 

OBRAS COMPLEMENTARES

 

O QUE É O ESPIRITISMO
Apresenta a natureza, a definição e os pontos fundamentais do Espiritismo.
Divide-se em 3 capítulos:
• Diálogos com um crítico, um cético e um padre, traz respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos da Doutrina, bem como apropriadas refutações aos seus contraditores.
• Expõe partes da ciência prática e experimental, caracterizando-se como um resumo de O Livro dos Médiuns.
• Um resumo de O Livro dos Espíritos, com a solução, apontada pela Doutrina Espírita, de problemas de ordem psicológica, moral e filosófica. Contém também a biografia de Allan Kardec, por Henri Sausse.

Clique aqui e faça o download.

 

OBRAS PÓSTUMAS
Obra publicada após a desencarnação de Allan Kardec. Começa com a biografia do Codificador, seguida do discurso que Camille Flammarion pronunciou quando do seu sepultamento.
Divide-se em duas partes:
• Assuntos como: caráter e consequências religiosas das manifestações dos Espíritos; as cinco alternativas da Humanidade; questões e problemas; as expiações coletivas; liberdade, igualdade, fraternidade; música espírita; a morte espiritual; a vida futura.
• Apontamentos em torno da iniciação espírita e o roteiro missionário de Kardec, assim como uma “exposição de motivos”, apresentada na “Constituição do Espiritismo”, como precioso legado às sociedades espíritas do futuro.
Clique aqui e faça o download.